Intolerância ao Glúten
O que é Intolerância ao Glúten?
A Intolerância ao Glúten é definida pela incapacidade do intestino de processar o glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e derivados.
Por que desenvolvemos Intolerância ao Glúten?
A Intolerância ao Glúten surge a partir de uma propensão congênita, que pode se manifestar em qualquer fase da vida.
Quais são os sintomas de Intolerância ao Glúten?
Dores abdominais, gases, diarreia ou prisão de ventre são os sintomas mais comuns da Intolerância ao Glúten. Ela também pode causar dor de cabeça, dores musculares, fadiga e problemas de pele.
Qual médico trata a Intolerância ao Glúten?
O especialista médico mais indicado para tratamento da Intolerância ao Glúten é o gastroenterologista, responsável por diagnosticar as doenças do aparelho digestivo.
Doença Celíaca e Intolerância ao Glúten são a mesma coisa?
Não. A Doença Celíaca é de natureza autoimune e provoca inflamação no intestino delgado, diminuindo sua capacidade de absorver nutrientes. Já a Intolerância ao Glúten é também conhecida como “sensibilidade ao glúten não-celíaca”, pois os sintomas são mais brandos e sem sequelas.
Como diagnosticar a Intolerância ao Glúten?
O Celia Test, que analisa os cromossomos DQ2 (associado à doença em 90% dos casos) e o DQ8 (associado em 6% dos casos), estão entre os exames utilizados. Além deles, testa-se também o anti-endomisio, transglutaminase tecidual, e gliadina.
Intolerância ao glúten tem cura?
A Intolerância ao Glúten, até o momento, não tem cura, sendo uma condição permanente que pode apenas ser controlada. Mas é possível eliminar completamente seus sintomas restringindo inteiramente a ingestão de glúten.
Qual tratamento é indicado para a Intolerância ao Glúten?
Basicamente, a forma de tratar a Intolerância do Glúten é eliminar completamente esse elemento da dieta.
Quais alimentos contém Glúten?
Trigo, cevada e aveia, presentes em pães, bolos, biscoitos, massas, e ocultos em muitos outros alimentos industrializados. Essas preparações, no entanto, podem ser consumidas quando forem produtos dietéticos elaborados especificamente para portadores da condição. Exclua sempre a possibilidade da presença de glúten lendo atentamente os rótulos dos produtos.
O que posso comer, se tenho Intolerância ao Glúten?
Frutas, verduras, leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, proteína animal na forma de ovos e carne, leite, castanhas, etc... Mas confira sempre os rótulos dos alimentos industrializados para excluir a presença do glúten na preparação.
O que fazer para amenizar as crises provocadas pela Intolerância ao Glúten?
A única forma de minimizar os sintomas da Intolerância ao Glúten é excluir inteiramente esse ingrediente da dieta. Mas em caso de ingestão acidental, existem paliativos como Imodium (loperamida, que atua sobre a diarreia), anti-histamínicos, ou consumir chá verde e caldos de proteína animal.
Onde é feito o exame de Intolerância ao Glúten?
Os exames para Intolerância ao Glúten devem ser realizados apenas por laboratório clínico qualificado!
Por que escolher a Z2 para realizar seus exames laboratoriais?
A Z2 Diagnósticos tem como maior foco a qualidade do atendimento. Por isso, a coleta de sangue é feita o dia todo. Ou seja: chega de ter que colher sangue obrigatoriamente no período da manhã! A Z2 também realiza coleta a domicílio!
O material coletado é enviado para um dos maiores laboratórios da America Latina, para garantir agilidade e excelência na entrega dos seus resultados.
Fale Conosco
Ficou com dúvidas a respeito desta patologia? Entre em contato!
Faça uma visita
Nossa história
Conheça a Z2 Diagnóstico
Idealizada e criada em 2006 pelos irmãos Dr. Luiz Antonio e Dr. Marcelo Faria Mota, a Clínica Z2 Diagnóstico Digital oferece excelência e confiabilidade no que se trata de diagnósticos por imagem, além de especialidades como ortopedia, tratamentos para dor e angiologia.
Conta com médicos altamente capacitados e experientes, com serviços de destaque em tecnologia no estado de Tocantins. O bem-estar do paciente e a qualidade dos exames são os pilares da clínica.